[SUGESTÕES] MARATONA ICED COFFEE - DESAFIO #12: LIVROS QUE SE PASSAM NA GRÉCIA OU ROMA ANTIGA

17:12


Desde pequenos que ouvimos falar de trabalhos hercúleos, de grandes impérios, a Guerra de Troia... enfim, civilizações distantes mas que foram responsáveis por imensos dos nossos desenvolvimentos sociais, legais, políticos, científicos, entre muitos outros. Civilizações que moldaram, para melhor e pior, tudo aquilo que hoje somos. Em homenagem a essa herança cultural que, de certa forma, é de todos nós, publicamos o último desafio (#12) e sugestões da maratona Iced Coffee - ler um livro que se passe na Grécia ou Roma antiga.

GRÉCIA

Título: O Canto de Aquiles
Autor (a): Madeline Miller
Título original: The Song of Achilles
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 344
Ano: 2013
Sinopse: Aquiles, «o melhor dos gregos», filho da cruel deusa Tétis e do lendário rei Peleu, é forte, veloz e belo - irresistível a todos aqueles que o conhecem. Pátroclo é um jovem príncipe desajeitado, exilado na sequência de um ato de grande violência. Criados juntos por uma questão de circunstâncias, formam uma ligação inseparável, mas arriscam a ira divina. São treinados pelo centauro Quíron nas artes da guerra e da medicina, mas quando chegam os rumores de que Helena de Esparta foi raptada, todos os heróis da Grécia são convocados para cercarem a cidade de Troia. Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à sua causa e Pátroclo, dividido entre o medo e o amor pelo seu amigo, segue-o...

Título: Fogo do Céu
Autor (a): Mary Renault
Título original: Fire from Heaven (Alexander the Great #1)
Editora: Assírio & Alvim
Páginas: 448
Ano: 1993
Sinopse: Alexandre, o Grande morreu aos trinta e três anos, deixando para trás um império que se estendia desde a Grécia até à Índia e um novo modelo cosmopolita para a civilização ocidental. Na infância de Alexandre, a sua personalidade desafiante foi moldada para que se tornasse rei. A sua mãe, Olímpia, e o seu pai, Filipe II da Macedónia, lutaram pela lealdade do seu filho, ensinando a Alexandre as políticas da época e a utilização de vinganças para obter os efeitos desejados desde o berço. O seu amor pelo jovem Heféstio, de quem viria a depender toda a sua vida, ensinou-lhe o que significava confiança, enquanto os ensinamentos de Aristóteles desafiavam o seu intelecto e a Ilíada de Homero o inspirava. Matou o seu primeiro homem em batalha aos doze anos e tornou-se comandante da cavalaria da Macedónia aos dezoito – na altura em que o seu pai foi assassinado e o sucedeu no trono, os talentos de Alexandre tinham crescido o suficiente para acompanhar as suas grandes ambições…

Título: Circe (livro não traduzido para português)
Autor (a): Madeline Miller
Editora: Lee Boudreaux Books
Páginas: 394
Ano: 2018
Sinopse: In the house of Helios, god of the sun and mightiest of the Titans, a daughter is born. But Circe is a strange child - not powerful, like her father, nor viciously alluring like her mother. Turning to the world of mortals for companionship, she discovers that she does possess power - the power of witchcraft, which can transform rivals into monsters and menace the gods themselves. Threatened, Zeus banishes her to a deserted island, where she hones her occult craft, tames wild beasts and crosses paths with many of the most famous figures in all of mythology, including the Minotaur, Daedalus and his doomed son Icarus, the murderous Medea, and, of course, wily Odysseus. But there is danger, too, for a woman who stands alone, and Circe unwittingly draws the wrath of both men and gods, ultimately finding herself pitted against one of the most terrifying and vengeful of the Olympians. To protect what she loves most, Circe must summon all her strength and choose, once and for all, whether she belongs with the gods she is born from, or the mortals she has come to love.

ROMA

Título: Eu, Cláudio
Autor (a): Robert Graves
Título original: I, Claudio
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 424
Ano: 2012
Sinopse: Desprezado pela sua fraqueza e visto pela família como pouco mais do que um tolo gago, o nobre Cláudio sobrevive furtivamente às intrigas, às purgas sanguinárias e à escalada de crueldade que caracterizam as dinastias imperiais romanas. Em Eu, Cláudio, ele fica a observar dos bastidores para poder registar o reinados dos seus imperadores: do sábio Augusto e sua vilã mulher, Lívia, ao sádico Tibério e ao excessivo e louco Calígula. Um dos romances históricos mais aclamados e envolventes alguma vez escritos, Eu, Cláudio é um clássico dos nossos dias.

Título: Lavínia
Autor (a): Ursula K. Le Guin
Título original: Lavinia
Editora: Editorial Presença
Páginas: 248
Ano: 2010
Sinopse: Como leitora da Eneida, de Virgílio, Ursula Le Guin escolheu esta figura silenciosa, a segunda mulher de Eneias, para protagonizar este romance que é a sua homenagem à epopeia que Vírgilio. Lavínia passa a narradora deste romance, contando-nos a sua infância e juventude idílicas num mundo pré-helénico e pré-romano, cheio dos ritmos e dos ritos que o sagravam, fala-nos dos homens que a cortejaram até que Eneias chegasse e, como em Tróia por Helena, uma guerra começasse, por ela. Um romance de uma rara qualidade poética que tem tanto de histórico como de mítico.

Título: Pompeia
Autor (a): Robert Harris
Título original: Pompeii
Editora: 11 X 17
Páginas: 416
Ano: 2009
Sinopse: Final de Agosto em 79 a.C. O calor escaldante convida à descontracção dos ricos cidadãos de Roma nas suas villas, enquanto a maior armada do mundo está pacificamente ancorada em Misenum. Contudo, o engenheiro Marcus Attilius não consegue estar tranquilo. A chefiar a construção do Aqua Augusta, o enorme aqueduto que transportará água para 250.000 pessoas de nove cidades em volta da baía de Nápoles, Marcus está inquieto com o desaparecimento do seu antecessor no cargo, e também com a nova tarefa que Plínio lhe ordenou: a reparação de importantes fissuras no aqueduto perto de Pompeia, a cidade que descansa à sombra perigoso Vesúvio. E embora Marcus enfrente vários problemas graves, aquilo que se aproxima tornará insignificantes todas as suas preocupações…

Para além dos livros mencionados acima, sugerimos as seguintes leituras:

  • The King Must Die: A Novel (Theseus #1), de Mary Renault
  • Helen of Troy, de Margaret George
  • A Ilíada, de Homero
  • A Odisseia, de Homero
  • The Eagle of the Ninth (The Dolphin Ring Cycle #1), de Rosemary Sutcliff
  • O Fim do Império Romano, de Adrian Goldsworthy (aplicável o bónus n.º 1 - livro com mais de 500 páginas)

Que outras recomendações acrescentariam a esta lista? Adoramos descobrir novas obras em conjunto, por isso, partilhem connosco as vossas opiniões... e boa sorte para a Maratona Iced Coffee!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Pesquisar neste blogue