[OPINIÃO] "Outlander - Nas Asas do Tempo" (Outlander #1) por Diana Gabaldon

16:05


Sinopse: Claire leva uma vida dupla. Tem um marido num século e um amante noutro…

Em 1945, Claire Randall, ex-enfermeira do Exército, regressa da guerra e está com o marido numa segunda lua-de-mel quando inocentemente toca num rochedo de um antigo círculo de pedras. De súbito, é transportada para o ano de 1743, para o centro de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta pelo capitão inglês Black Jack Randall, um antepassado e sósia do seu marido, é a seguir sequestrada pelo poderoso clã MacKenzie. Estes julgam-na espia ou feiticeira, mas com a sua experiência em enfermagem, Claire passa por curandeira e ganha o respeito dos guerreiros. No entanto, como corre perigo de vida a solução é tornar-se membro do clã, casando com o guerreiro Jamie Fraser, que lhe demonstra uma paixão tão avassaladora e um amor tão absoluto que Claire se sente dividida entre a fidelidade e o desejo... e entre dois homens completamente diferentes em duas vidas irreconciliáveis.

Opinião: "Outlander" é um romance histórico complexo e cativante que se passa entre duas realidades temporais: na Inglaterra de 1945, na altura do pós-guerra, e em 1743, no meio de uma guerra entre britânicos e rebeldes jacobitas que ocorre nos reinos de Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Quando comecei a ler este livro, fiquei logo interessada. Escrito na primeira pessoa (o que eu adoro, principalmente quando é bem feito) mas sem perder detalhes, com um bom equilíbrio entre diálogos e cenários mais descritivos e um enredo bastante intrigante, para além do bichinho histórico que eu adoro... achei que o iria devorar e guardei-o para as férias de praia. 

Apesar de achar o enredo excelente e da forma como estava escrito me interessar bastante, julgo que o facto de ter visto a série e saber a história condicionou bastante a minha leitura. Se o início do livro me deixou em pulgas, o seu desenrolar aborreceu-me e só lá mais pró final, quando passou para a parte correspondente aos episódios da série que eu ainda não tinha visto, é que fiquei motivada a continuá-lo. Houve altos e baixos na minha leitura e no meu entusiasmo, mas atribuo-os principalmente ao facto de ter visto a série. Não esperava, confesso, esse desenrolar, visto que sempre gostei mais dos livros do que das suas adaptações, mesmo vendo-as primeiro, mas aconteceu.

Para quem lê pela primeira vez, julgo que a história tem de tudo para agradar, e é um livro que eu recomendo a toda a gente que gosta de romances históricos. Embora tenha ficado algo desapontada com o primeiro, já tenho o segundo volume em mãos e acredito francamente que irei gostar.  

E vocês? Já lerem os livros e/ou viram a série? Para quem viu ambos, que diferenças têm a apontar? (Eu infelizmente vi a série há tanto tempo que não encontrei grandes diferenças senão o «grau erótico» da série em comparação com o livro e algumas coisas que me fui apercebendo quando vi os últimos episódios da série, já depois de acabar o livro.)

Título: Outlander - Nas Asas do Tempo
Autora: Diana Gabaldon 
Título Original: Outlander
Editora: Casa das Letras
N.º Págs.: 776
Pontuação: 4/5



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Pesquisar neste blogue