[OPINIÃO] "Full Moon Sagashite" (Vol. 1) por Arina Tanemura

20:25


Sinopse: Mitsuki é uma menina de doze anos que sonha em tornar-se cantora para cumprir uma promessa, que fez ao seu grande amigo, e primeiro amor, Eichi. No entanto, para Mitsuki nem tudo é um mar de rosas, ao ver-se confrontada com um tumor na garganta que, dependendo da decisão que tomar, ou lhe roubará a voz, ou lhe provocará a morte.
Quando parece que nada pode piorar, surgem Meroko e Takuto, dois shinigami (i.e. "Deus da Morte", na mitologia japonesa) encarregues de vigiá-la durante um ano para depois levarem a sua alma para o céu. Contudo, Mitsuki consegue tornar a sua desgraça em felicidade quando os convence a ajudá-la a concretizar o seu sonho, transformando-a numa rapariga de 16 anos completamente livre de cancro e capaz de cantar. E é assim que Mitsuki, sob o pseudónimo «Full Moon», começa as suas aventuras no mundo do espectáculo, ao mesmo tempo que descobre muitas coisas sobre si mesma e sobre os outros.

Opinião: Há muitos anos que queria pegar neste manga - pelo menos desde que vi o anime, ainda na minha adolescência. Planeei, como é meu costume, ir comprando-o aos poucos e só depois ler tudo; no entanto, não resisti e acabei por ler o primeiro volume de uma assentada! (E agora sofro porque quero comprar os restantes e não me entendo com as apps para ler online... enfim...)

Sendo um manga, esta é obviamente uma obra curta e de fácil leitura; não surpreenderá ninguém se eu disser que o li numa hora (ou menos). E, claro, teria uma opinião bem mais consistente se eu tivesse lido todos os volumes, o que não pude fazer. Ainda assim, espero conseguir transmitir o que senti durante esta leitura, utilizando também algumas luzes do que me lembro do anime para melhorar esta breve opinião.

Mitsuki é uma menina simpática, determinada e corajosa que perdeu os pais muito cedo e vive com a sua avó, a qual não só odeia música como é extremamente severa. Neste primeiro volume, vemos uma Mitsuki desafiante, madura e decidida, que luta pelo seu sonho com unhas e dentes e transforma dificuldades em oportunidades ao mesmo tempo que vai fazendo amigos pelo caminho. Vemos uma menina que nunca desiste e que consegue, através dos novos amigos shinigami, entrar no mundo do espectáculo. Assim como começamos a entender um pouco desse mundo do showbiz e da competitividade do mesmo.

Se alguém ler a sinopse sem espreitar um bocadinho do manga pode achar que este é infantil, por se tratar de uma menina de doze anos e possuir elementos de fantasia (como shinigami). Contudo, posso dizer que não senti nada disso quando vi o anime aos quinze anos, da mesma forma que não o senti, dez anos depois, a ler o manga. Pelo contrário, não só as personagens apresentam bastante maturidade como a leitura deu-me força para continuar a sonhar e a lutar pelos meus objetivos - o que é exatamente o foco principal da história!

Confesso que gostei imenso de ler este manga e que pretendo comprar os restantes volumes o mais rapidamente possível. A única coisa que se perde ao ler o manga são as músicas que, naturalmente, a personagem canta mas não passam para a nossa realidade... mas para isso temos o anime, cujas músicas eu ainda tenho no meu mp3! Só por curiosidade, deixo aqui a música cantada na audição de Mitsuki e que aparece neste primeiro volume:





Título: Full Moon Sagashite
Autora: Arina Tanemura
Editora: VIZ Media LLC
N.º Págs.: 208
Pontuação: 5/5






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Pesquisar neste blogue