[SUGESTÕES] MARATONA ICED COFFEE - DESAFIO #8: LIVROS ESCRITOS POR AUTORES AFRICANOS OU AMERÍNDIOS

22:06


No Café Literário preocupamo-nos com a diversidade cultural e literária; por esse mesmo motivo, não poderíamos deixar passar despercebidos os autores africados e ameríndios na maratona Iced Coffee! Confiram abaixo as nossas sugestões para o desafio #8.

Título: Quem Teme a Morte
Autor (a): Nnedi Okorafor
Título original: Who Fears Death
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 384
Ano: 2018
Sinopse: Num futuro distante, um holocausto nuclear devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa "Quem Teme a Morte?". Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura… e, por fim, com a própria morte.

Título: Todos Devemos Ser Feministas
Autor (a): Chimamanda Ngozi Adichie
Título original: We Should All Be Feminists
Editora: Dom Quixote
Páginas: 112
Ano: 2015
Sinopse: "Peço-vos que sonhem e planeiem um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes, mais fiéis a si mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos de criar as nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos de criar os nossos filhos de uma maneira diferente." Neste ensaio pessoal - adaptado de uma conferência TED - Chimamanda Ngozi Adichie apresenta uma definição única do feminismo no século XXI, partindo da sua experiência pessoal para defender a inclusão e a consciência nesta admirável exploração sobre o que significa ser mulher nos dias de hoje. Um desafio lançado a mulheres e homens, porque todos devemos ser feministas.
Bónus: este livro é elegível para o bónus n.º 7 - livro com um assunto socialmente relevante.

Título: O Ódio Que Semeias
Autor (a): Angie Thomas
Título original: The Hate U Give
Editora: Editorial Presença
Páginas: 352
Ano: 2017
Sinopse: Starr tem 16 anos e move-se entre dois mundos: o seu bairro periférico e problemático, habitado por negros como ela, e a escola que frequenta numa elegante zona residencial de brancos.
O frágil equilíbrio entre estas duas realidades é quebrado quando Starr se torna a única testemunha do disparo fatal de um polícia contra Khalil, o seu melhor amigo.
A partir daí, pairam sobre Starr ameaças de morte: tudo o que ela disser acerca do crime que presenciou pode ser usado a seu favor por uns, mas sobretudo como arma por outros.
Um poderoso romance juvenil, inspirado pelo movimento Black Lives Matter e pela luta contra a discriminação e a violência.
Bónus: a esta obra podem aplicar o bónus n.º 7 - livro com um assunto socialmente relevante.

Título: A Casa Redonda
Autor (a): Louise Erdrich
Título original: The Round House
Editora: Clube do Autor
Páginas: 348
Ano: 2013
Sinopse: Narrado através dos olhos de um adolescente, A Casa Redonda funde várias histórias que têm como denominador comum um trágico acontecimento – a violação da mãe de Joe, o protagonista – que, tal como um cubo de Rubik, se transforma à medida que a leitura avança. A candura de Joe depressa dá lugar à urgência em encontrar o violador da mãe, ao desejo de punição dos culpados, a uma provação e amadurecimento que revelam não apenas outras formas de violência mas sobretudo as ambiguidades do ser humano.

Título: Monkey Beach (livro não traduzido para português)
Autor (a): Eden Robinson
Editora: Mariner Books
Páginas: 384
Ano: 2002
Sinopse: Growing up a tough, wild tomboy, Lisamarie has always been different. Visited by ghosts and shapeshifters, tormented by premonitions, she can't escape the sense that something terrible is waiting for her. As she journeys in her speedboat up the frigid waters of the Douglas Channel, she is searching for her brother, dead by drowning, and in her own way running as fast as she can toward danger...

Título: The Marrow Thieves (livro não traduzido para português)
Autor (a): Cherie Dimaline
Editora: Dancing Cat Books
Páginas: 231
Ano: 2017
Sinopse: In a futuristic world ravaged by global warming, people have lost the ability to dream, and the dreamlessness has led to widespread madness. The only people still able to dream are North America's Indigenous people, and it is their marrow that holds the cure for the rest of the world. But getting the marrow, and dreams, means death for the unwilling donors. Driven to flight, a fifteen-year-old and his companions struggle for survival, attempt to reunite with loved ones and take refuge from the "recruiters" who seek them out to bring them to the marrow-stealing "factories."

Para além das obras colocadas acima, também podem ser incluídos no presente desafio, entre outros, os seguintes livros:

  • Heart Berries by Terese Marie Mailhot
  • Celia's Song by Lee Maracle
  • There There by Tommy Orange
  • Escrava, de Mende Nazer (aplicável o bónus n.º 7 - livro com um assunto socialmente relevante)
  • Breve História de Sete Assassinatos, de Marlon James (aplicável o bónus n.º 1 - livro com mais de 500 páginas)
  • Swing Time, de Zadie Smith
  • No Coração da Tempestade, de Jesmyn Ward (aplicável o bónus n.º 7 - livro com um assunto socialmente relevante)
  • The Fifth Season (The Broken Earth, #1) by N.K. Jemisin
  • Kindred, de Octavia E. Butler
  • The Book of Memory by Petina Gappah (aplicável o bónus n.º 7 - livro com um assunto socialmente relevante)
  • O Que Não é Teu Não É Teu, de Helen Oyeyemi
  • Três Mulheres Poderosas, de Marie Ndiaye
  • Rumo a Casa, de Yaa Gyasi
E vocês, têm algum autor pertencente a uma minoria racial ou étnica que gostem bastante? Partilhem connosco!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Pesquisar neste blogue